Prefeitura, quem vai tomar no cooler?

Após a retirada de mesas e cadeiras da Av. Santa Rita exigida pela prefeitura, fica uma pergunta: Quem vai tomar no cooler ?

Na última sexta, 3 de Março, a prefeitura de Viçosa pegou a comunidade de surpresa ao impor a retirada de mesas e cadeiras da Av. Santa Rita, fazendo vigorar as Leis 2277/2012 e 2457/2015. Estas leis estabelecem um conjunto de regras rigorosas a respeito da ocupação e utilização do espaço público.

Tal medida gerou consequências imediatas para o comércio local. Cerca de 13 demissões já aconteceram, além da limitação do que era um dos principais pontos de lazer da cidade universitária.

Essa medida não é a única a afetar o lazer e o comércio viçosenses. Como é sabido, o comércio é obrigado a encerrar seu funcionamento às 2h da manhã. Independente do dia da semana, o consumidor que queira virar a noite em um bar, ou simplesmente matar a fome de madrugada, não tem onde recorrer.

A Santa Rita era conhecida por atrair principalmente jovens, que se reuniam e encontravam na avenida um local de lazer acessível e democrático. A imposição da prefeitura, que culminou no fim da concentração da forma como conhecíamos na avenida, não foi a primeira a ferir um movimento desse tipo. Aconteceu de forma semelhante com o Leão e o Brejaí, que antes das ações da prefeitura eram reduto desse mesmo público.

Por um lado, parte da população que se sentia incomodada com as aglomerações se viu beneficiada, como moradores locais e o ramo imobiliário atuante na região. Por outro, a medida gerou revolta de outra parcela da comunidade, que a vê como prejudicial para um grande número de pessoas, o que motivou manifestações nas redes sociais.

O evento Vai tomar no cooler surgiu com o objetivo de impedir o fim de uma tradição. Independente da ausência de mesas e cadeiras, a ideia é que a comunidade continue a frequentar o local, ficando a critério do participante levar seu próprio banco, cadeira ou até mesmo canga, a fim de manter o movimento e, consequentemente, aqueles que sobrevivem e se beneficiam dele.

E agora, quem vai tomar no cooler?

Written by bigsmoke
Uma célula programática pseudo-defeituosa interpretadora do universo ao qual está inserido.